September 11, 2017

Blockchain, o que é isso?

Depois de ter sido subestimado por alguns anos, ficado escondido à sombra do Bitcoin, a criptomoeda criada em 2009 por SatoshiNakamoto, a tecnologia Blockchain começou a emergir com bastante forçano final de 2014. O blockchain funciona como um banco de dados nada convencional, é um livro de registros inviolável e muito eficiente.

No último ano, houve uma aceleração significativa do blockchain: os investimentos da Fintech estão cada vez mais focados em ideias baseadas na tecnologia blockchain e os principais bancos internacionais se juntaram em uma iniciativa que quer definir padrões para o uso do blockchain na área interbancária.

O que é Blockchain?

Blockchain é um novo paradigma projetado para revolucionar profundamente o sistema econômico, modificando os conceitos de transação, propriedade e confiança. É um registro transnacional seguro, compartilhado por todas as partes que operam dentro de uma rede de computadores distribuídos em vários locais. Grava e arquiva todas as transações que ocorrem dentro da rede, eliminando a necessidade de intermediação de um terceiro. O nome deriva da sua natureza distribuída: cada nó na rede desempenha um papel na verificação da informação, enviando-a para a próxima em uma cadeia composta por blocos.

As vantagens

A segurança é sem dúvida a primeira vantagem. O sistema trabalha de uma forma que o faz quase 100% seguro. Para adulterar um dos registros arquivados pelo sistema blockchain, o usuário precisaria ter controle sobre de mais da metade dos nós da rede.

A transparência também pode ser considerada uma vantagem. Mesmo que o sistema de criptografia não informe o usuário, é possível que todos os usuários dessa rede acompanhem o caminho feito por cada bitcoin e todas as transações realizadas.

Os custos para transferências das criptomoedas é baixíssimo se comparado aos sistemas usados por bancos ou outras instituições financeiras.

Como o sistema é distribuído, as transações não serão afetadas caso parte dos nós da rede perca a conexão e caiam. E se isso acontecer, os nós serão atualizados automaticamente quando se reconectarem.

De Bitcoin Para Blockchain

No início, os bitcoins eram desconhecidos. Em 2009, quase três anos depois, começou a se falar nele referindo-se à “dark web” como uma moeda anônima usada principalmente para compras ilegais. Entre 2014 e 2015, os especialistas perceberam que a criptomoeda não era mais do que uma aplicação na tecnologia blockchain. A partir desse momento, houve uma verdadeira explosão sobre o assunto. Além disso, em 2014, empresas como Visa e MasterCard começaram a mostrar interesse pelo assunto.

Os bancos, que no começo viram bitcoins como uma ameaça potencial, começaram a ver oportunidades. As aplicações financeiras de blockchain são enormes: bancos e finanças baseiam-se na troca de valores através de sistemas complexos. Entra em jogo uma série de regulamentações para garantir as transações; esta tecnologia traz grandes benefícios em termos de simplificação, redução de custos, eliminação de terceiros e, além disso, oferece segurança total e um grau de simplicidade incrível .

Áreas De Impacto

O setor financeiro geralmente é o mais ativo quando se fala de blockchain, mas não o único. Sobre a questão da identidade digital, há experiências interessantes, como a de Bitnation, que busca reconhecer a identidade e os direitos dos refugiados no nível transnacional, proporcionando-lhes propriedade baseada na tecnologia blockchain.

Obstáculos para o blockchain

Mas apesar dos benefícios, a tecnologia blockchain enfrenta alguns desafios . O maior de todos eles é a complexidade da tecnologia aplicada, principalmente porqueexistem vários projetos distintos, com equipes e ideias próprias, isso é bem típico de projetos que tem seu código aberto. Unir todas as funcionalidades em uma única aplicação prática é uma tarefa bem difícil.

Whitelist

Name Licence number Min deposit cryptocurrency Cryptocurrencies available More Information
FCA n°583263 200$ 9
CySec n°247/14 10$ 16